
INÊS SIMÕES PEREIRA
direção produção, gestão administrativa
atriz, encenadora
BIOGRAFIA
Nasce em 1989, Almada, Lisboa.
Trabalha em teatro desde 2005, formando-se em Interpretação na ESMAE/IPP. Entre 2013 e 2016 integra a direcção artística d’ A Filantrópica, Coop. de Cultura onde programa teatro, dança, circo, música, artes plásticas e literatura e co-organiza o Philantra Festival de Arte Independente na Póvoa de Varzim.
Co-funda, em 2015, o FIS · Festival de Artes Performativas a Solo, onde é directora de produção e programadora até à data.
De 2015 a 2022, é formadora e encenadora no Devisa Teatro, onde co-organiza a Mostra de Teatro Escolar da Póvoa de Varzim e pelo qual participa como coordenadora no programa Erasmus+ “Developing Key Competences Through Drama” na Roménia (2018) e na Macedónia (2019).
Entre 2018 e 2019 é docente no Teatrário – Programa de Formação em Teatro para Jovens e Crianças na ESMAE/IPP.
Em cinema, participa no filme “1618” de Luís Ismael, produção Lightbox Film & Advertising com exibição na MAX Portugal.
Em Teatro foi dirigida por Inês Vicente, João Cardoso, Lee Beagley, Marco António Rodrigues, Nuno Carinhas, Pedro Galiza, Simão do Vale Africano, entre outros.
Em 2021, escreveu e encenou “Um Grito depois do Silêncio”, uma co-produção Grua Crua e Carruagem.
Além de projectos pessoais como criadora, trabalha em teatro como actriz, encenadora, assistente de encenação e produtora com artistas e estruturas independentes como Assédio Teatro, Carruagem, Ensemble, Grua Crua, Momento – Artistas Independentes, Subcutâneo, Agente a Norte, ALTERCAÇÃO [PARTIS & Art for Change II - iniciativa Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “La Caixa”], Cartografias, entre outros.
Trabalha ainda em dobragens para estúdios como a Cinemágica, integrando séries de imagem real e animação como Pokémon, Adventure Time, entre outros, com difusão em canais como Panda Kids e as plataformas de streaming Netflix e Max.
É locutora e narradora de audiolivros no grupo editorial LeYa.